Entenda por que é tão importante realizar o planejamento previdenciário

Por Regional 24 Horas em 22/03/2024 às 10:50:55

Olá, amigos leitores! Hoje vamos tratar de um assunto bem importante que envolve seu futuro e sua segurança na hora de requerer seus direitos previdenciários.

Após inúmeras mudanças legislativas e interpretações judiciais no que se refere à legislação previdenciária, deixou muita gente com dúvidas sobre o assunto.

Para sanar estas duvidas, surge o planejamento previdenciário, que nada mais é que uma ferramenta para orientar o cidadão, dando-lhe uma projeção de seu futuro, entendendo sua vida contributiva e quais seriam as medidas a serem tomadas quando forem requerer um benefício junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS como: auxilio doença, salário maternidade ou as diversas aposentadorias, evitando assim, surpresas ou até mesmo não ter o direito de receber nenhum deles.

Você sabe quais são os requisitos para receber um benefício junto ao INSS? Conhece alguém que já teve dificuldade em receber um benefício no momento em que mais precisava? Ou aqueles que tiveram que esperar um bom tempo além da idade de se aposentar?

Pois bem, a grande maioria da população não se preocupa com questões previdenciárias e deixam tudo para ultima hora, o que pode ser extremamente perigoso, uma vez que tratamos de nosso futuro, nosso descanso e qualidade de vida após uma longa jornada de trabalho ou após enfrentar uma doença que o incapacite.

Para evitar estes dessabores, existe uma forma de você verificar como esta sua vida previdenciária, analisando todos os dados do contribuinte como: contribuições, tempo de carência, o melhor beneficio a ser requerido, o melhor salário, e em qual data será a melhor aposentadoria; se nunca contribuiu, como efetuar os descontos e ainda, se você contribuiu poucas vezes como regularizar sua situação.

O planejamento previdenciário é um estudo que tem como objetivo encontrar o melhor benefício do INSS para o segurado.

Caso você não saiba, já alerto que o sistema previdenciário e as regras relacionadas à aposentadoria no Brasil são complexos e burocráticos e sofrem alterações constantemente, por isso, é essencial estar organizado com suas contribuições.

Um de seus objetivos é indicar quanto tempo você ainda precisa contribuir para alcançar seu direito a uma aposentadoria ou qualquer outro benefício previdenciário.

Além de tudo, esse estudo jurídico faz um prognóstico matemático mostrando os possíveis valores que você pode receber a título de benefício, baseado na sua vida previdenciária.

Outra função do plano é ajudar a organizar documentos e informações e isso não apenas evita problemas, como reduz o risco de negativas do INSS devido à falta da documentação adequada para a concessão do seu benefício.

Vale lembrar que os cálculos elaborados no planejamento servem para prevenir um desamparo frente a um indesejável acidente de trabalho ou doença incapacitante, mas também traz uma estimativa de longo prazo, geralmente, para daqui 10, 20 ou 30 anos, tudo conforme os reajustes, inflação e regras dos benefícios vigentes na data da elaboração do planejamento previdenciário.

Antecipar e prevenir problemas na hora de requerer um benefício junto ao INSS é uma realidade cada vez mais adotada pelos segurados contribuintes da previdência social, tendo o planejamento previdenciário se tornando uma ferramenta essencial para a organização e programação do futuro de quem deseja se aposentar de forma tranquila e com um excelente valor de benefício.

Não importa a sua idade! Pense na sua aposentadoria com antecedência, informe-se, pesquise e conheça seus direitos. Esses passos são importantes para você trilhar um caminho seguro.

Se você deseja saber mais sobre o assunto, não deixe de contatar um profissional especializado de sua confiança!

Fonte: Dr. Cleberson Souza

02
03